CRP19 participa do Programa Servidor Cidadão da UFS

14/01/2018 -12H52


               Na quarta-feira, 24, internas do Presídio Feminino de Sergipe, localizado em Nossa Senhora do Socorro, na Grande Aracaju, participaram de encontro para dialogar sobre prevenção e cuidados em saúde mental e emocional. A ação, promovida pelo Conselho Regional de Psicologia da 19ª Região, foi conduzida pela psicóloga Valéria Ribeiro, colaboradora nacional da Campanha Janeiro Branco e pelo psicólogo Leonardo Abrahão (CRP04/36232), idealizador do movimento Brasil.

               O núcleo central das reflexões esteve relacionado às dificuldades que as internas  enfrentam ao lidar com os sentimentos e emoções sinalizados por elas  durante o bate-papo: culpa, saudades, ciúmes, raiva e arrependimento. Os profissionais acolheram as demandas apontadas, suscitaram reflexões nas participantes e apontaram estratégias possíveis de autocuidado,  tais como o reconhecimento e a verbalização das próprias emoções, a busca da arte como forma de expressão e o respeito à diversidade como recurso capaz de favorecer uma melhor convivência grupal dentro da unidade de detenção.

               Ao final das atividades, a equipe dialogou com agentes e funcionários do presídio sobre a necessidade de um serviço de saúde mental voltado tanto aos trabalhadores quanto às mulheres, cuidados imprescindíveis no  processo de recuperação.