27 de julho de 2020
Conselho Itinerante do CRP19 integra programação da VI Semana Acadêmica da UFS
noticia

O Projeto Conselho Itinerante, desenvolvido pela Comissão de Orientação e Fiscalização do Conselho Regional de Psicologia da 19a Região (CRP19), participou das atividades da VI Semana Acadêmica da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O encontro com as(os) alunas(os) aconteceu nessa terça-feira, 6, no auditório do Curso de Psicologia, no campus São Cristóvão.

              Com o tema “A ética e práticas psi na atualidade”, a atividade foi proposta pela professora Ana Beatriz Garcia Costa Rodrigues. “Em conversas com as(os) graduandas(os) do estágio, percebia uma certa dificuldade de entendimento do papel da Psicologia nesses diversos campos e sua relação com a questão ética do fazer da Psicologia. Então, achamos por bem convidar o Conselho para falar sobre a ética na prática psicológica”, explicou a docente.

              Na abertura do encontro, o professor Doutor em Psicologia Social, Kleber Matos, falou sobre ética, moral, norma, lei na atualidade e apropriação as ética nas atividades profissionais. Na sequência, as psicólogas Marcela Flores (CRP19/1096), da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF), Talita Costa (CRP19/3684), analista técnica  da Comissão de Ética  e Lidiane Drapala (CRP19/1664), pesquisadora do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) apresentaram questões pertinentes à ética, legislação profissional e orientações relativas ao Conselho de Psicologia, em sua estrutura e organização.

              De acordo com a professora Ana Beatriz essas são informações que situam as(os) futuras(os) psicólogas(os) sobre o que de fato é a profissão. “As(os) estudantes vivem dentro de uma idealização do que é Psicologia.  Esse contato com o Conselho vai justamente abrir essa compreensão do campo da Psicologia, da atuação do psicólogo, do papel do conselho nessa atuação. O CRP19 é o lugar ideal para se discutir esses fazeres que estão em construção”, finalizou.

Compartilhe esse Post