Sessão Solene em Sergipe marca os 60 anos da Psicologia no Brasil

 A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe promoveu, nesta quinta-feira (25), uma Sessão Solene em homenagem aos 60 anos de regularização da Psicologia no Brasil. A solenidade, proposta pelo Estadual Iran Barbosa, foi marcada por homenagens, reconhecimento a Instituições de Ensino (IES) e profissionais que contribuíram para o desenvolvimento da ciência e profissão.

1.PNG

“Esta casa reconhece e entende a importância do trabalho de psicólogos e psicólogos. Mais que todos os setores da humanidade estão vivendo, diante do cenário que estamos vivendo, muito mais importantes para reconhecer que estão sendo reconhecidos por uma contribuição que tem um pouco de importância nos dados mais variados setores da humanidade, cada vez que nossa história é mais importante nos dados que são complexos. as relações entre as pessoas busquem um caminho mais saudável. Os profissionais da psicologia têm sido desafiados e têm dado respostas muito importantes”, destacou o parlamentar.

Naldson Melo, Presidente do Conselho Regional de Psicologia de Sergipe-CRP19, enalteceu o protagonismo da psicologia na luta antimanicomial, no ensino para inserção de psicólogos e assistentes sociais no básico e no atendimento à população durante a pandemia.  

“Já tínhamos a convicção da importância para população, mas com a pandemia de Covid19 essa convicção ficou evidenciada. Portanto, quero parabenizar cada psicóloga e psicólogo, que esteve na linha de frente, em todas as áreas de atuação em que a psicologia está inserida, especialmente, as que atuam no SUS, SUAS, nos hospitais, nos CREAS, CRAS e no atendimento à população de rua”, reconheceu.

6.PNG

“É necessário mencionar, veementemente, que a psicologia não irá se furtar em continuar as lutas históricas. Na luta antimanicomial, muitos retrocessos aconteceram nos últimos anos. Estamos atentos para que os avanços que conquistamos em décadas de batalhas, garantam o mínimo de qualidade de vida para pessoas que sofrem com transtornos mentais e seus familiares, bem como autonomia e dignidade para esse público. Com relação à inserção de psicólogas e assistentes sociais na educação básica, fruto de décadas de discussões e sensibilizações e que se tornou lei em 2019, coloco o CRP19 e toda categoria da psicologia à disposição para ajudar nos debates nas casas legislativas.  Por fim, reforço e endosso que a psicologia continuará lutando, não apenas nas duas batalhas citadas, mas em todas as outras que já estamos travando há pelo menos 60 anos. Não recuaremos, jamais. Enfrentaremos, sempre.  A psicologia é resistência”, completou o Conselheiro Presidente do CRP19.

7.PNG

Ana Sandra Arcoverde Nóbrega, Conselheira-Presidenta do Conselho Federal de Psicologia (CFP) reafirmou durante audiência pública, o compromisso com a diversidade, pluralidade, equidade, respeito às diferenças e aos diferentes, em suas múltiplas formas de viver.

“É por estes valores que a psicologia brasileira não se abstém de agir na defesa do que é justo, legal e legítimo. Para nós, psicólogas, psicólogos e psicóloges, a democracia é um valor, sem ela não existimos para a dignidade, liberdade e para o bem viver. A psicologia está antenada ao tempo da vida das pessoas e as questões mais cadentes da nação. Seguiremos atentas, atentos, e fazemos muita questão de incomodar quando os tempos são difíceis, como esse em que vivemos. E temos muita disposição para continuar fazendo, com toda certeza, pelos próximos sessenta anos. Parabéns a Psicologia brasileira, viva a ciência, viva a nossa profissão!”.

Homenagens

A Sessão Solene também foi marcada por homenagens. Foram agraciadas com Medalhas do Mérito os Conselhos Federal e Regional de Psicologia, e a primeira Conselheira Presidente do Conselho Regional de Psicologia da 19ª Região-Sergipe, Edelvaisse Mendonça Ferreira.

2.PNG

Foram homenageados com Certificado de Honra ao Mérito pela ALESE, Instituições de Ensino Superior em Sergipe que possuem cursos de formação na área de Psicologia. As IES foram representadas pelos coordenadores dos cursos do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), Centro Universitário Estácio de Sergipe, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Faculdade Pio Décimo, Faculdade Amadeus – Fama, Faculdade São Luís de França e Universidade Tiradentes – UNIT. Receberam ainda Certificado de Honra ao Mérito, a Comissão de Direitos Humanos do CRP19 e as psicólogas Lidiane de Melo Drapala (CREPOP/CRP19) e Ingrid Lima Dias (Centro POP).

3.PNG

O CRP19 também prestou homenagem ao deputado Iran Barbosa e vereadora Linda Brasil (que representou o parlamento municipal), a/aos psicólogas/os Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega, Conselheira-Presidenta do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Cybele Maria Rabelo Ramalho, Daiana Santos Vieira Alves, Eleonora Vacarezza Santos, Fernando Antônio Nascimento da Silva, José Carlos Tourinho e Silva, Marcela Flores Cardoso Sobral. E ainda, ao Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP/CFP) e Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (CDH/CFP) e ainda aos ex-presidentes da autarquia, Edelvaisse Mendonça Ferreira (I Plenário | 2011/2013), Adriano Ferreira Barros (II Plenário | 2013/2016), Alan Santana Santos (III Plenário | 2016/2017), Frederico Alves de Almeida (III Plenário | 2017/2019), Claudson Rodrigues de Oliveira (III Plenário | 2019) e Naldson Melo Santos, do IV Plenário que encerra a gestão em setembro de 2022, em reconhecimento aos serviços prestados.

4.PNG

Momento cultural

A Audiência Pública contemplou ainda apresentações culturais. A psicóloga e cantora, Maria Cristina Cavalcante de Carvalho, acompanhada pelo músico Ítalo Neno, executou um repertório com músicas autorais. Já o psicólogo e poeta, Frederico Dantas Vieira, declamou o poema 'iranda', apresenta seu terceiro livro de poesias intitulado "Palavras Nômades: poesias e contos" (2020), lançado no Brasil e em Portugal.  

5.PNG

 

Redes Sociais

Ao continuar navegando, você concorda com as condições de Política de Privacidade. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Privacidade.