CRP19 participa da Reunião da Rede CREPOP

O Conselheiro Secretário do CRP19, psicólogo Mário Silvio de Souza Fraga (CRP19/3000) e a psicóloga Lidiane de Melo Drapala, psicóloga social (CRP19/1664), Assessora CREPOP/CRP19, participaram, da Reunião Nacional da Rede CREPOP - Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas. O primeiro evento presencial desde o início da pandemia aconteceu em Brasília nos dias 25 e 26 de novembro.

interno.PNG

A reunião teve como objetivos realizar avaliação geral do ano 2022, reiterar os boas-vindas às/aos novas(os) conselheiras(os) eleitas nos regionais, verificar as ações que os CRP estariam desenvolvendo com vistas à implementação da Lei 13.935/2019, que prevê inserção de psicólogas(os) das escolas além de traçar o plano de trabalho para o ano de 2023, o qual prevê diversas consultas públicas, lançamento de novas referências técnicas e novo ciclo de pesquisa. 

“A reunião nacional possibilitou ao nosso Regional um momento de bastante aprendizado e trocas de conhecimentos para que possamos superar os desafios da pasta. Volto ao regional bastante motivado e oxigenado para fortalecimento das políticas públicas e do CREPOP”, afirmou o Conselheiro Mário.

“Os temas que debatemos questões acerca de qualificação, valorização e legitimidade de nossa profissão em Sergipe, no Brasil, quiçá no mundo. A efetivação de direitos sociais e os direitos humanos só acontecerão com políticas públicas de estado cada vez mais acolhedoras, bem estruturadas e valorizando profissionais, usuárias e toda a cultura tão rica que temos em nosso país continental. Tenho muita esperança de dias melhores por vir”, enfatizou Drapala.

Em Sergipe, o CREPOP existe desde 13 de julho de 2010, quando iniciava o processo para desmembramento do CRP03 e, e busca por autonomia institucional e política.

“Podemos afirmar que nascemos juntos: CRP19 e CREPOP em Sergipe. Estamos em nossos 5º Plenário, temos quase o quádruplo de psicólogas(os) inscritas(os) em Sergipe, também a quantidade de instituições formadoras de psicologia cresceu de quatro para mais que o dobro em 2022”, pontuou a psicóloga social.

grupo cfp .png

Rede CREPOP

O Centro de Referência em Psicologia e Políticas Públicas completou 15 anos em 2021, e é uma grande derivação do que fora em 2006 o “Banco Social de Serviços” da Psicologia Brasileira – uma ação proposta pelo Sistema Conselhos de Psicologia.

“Com a permanente e crescente participação de ampliação das ações do CREPOP, em meados de 2018 iniciaram-se discussões para fomentar a criação de resolução que formalizasse o Projeto CREPOP em Política Interna e Permanente. A pandemia da Covid19 evidenciou a relevância e urgência da presença de psicólogas e psicólogos em diversos setores da sociedade brasileira e mundial, mas, muito especialmente também nas diversas políticas públicas” apontou Lidiane Drapala.

Em 15 de setembro de 2022 foi formalizada por meio da resolução federal nº 14 de 07 de julho do corrente ano, a Rede CREPOP, que visa fortalecer a produção técnica de subsídios para a atuação da categoria no contexto das políticas públicas. É um espaço para produção de pesquisa acerca da prática profissional nas políticas públicas com o propósito de produzir referências técnicas, voltadas à orientação profissional

Somente nas duas últimas gestões do Conselho Federal de Psicologia foram publicadas um total de 20 referências técnicas, sendo 12 edições revisadas e oito produções inéditas. A mais recente, lançada em agosto, abordou a atuação da categoria junto aos povos indígenas.

 

Confira todas as publicações do CREPOP

https://site.cfp.org.br/publicacoes/referencias-tecnicas-crepop/

 

Redes Sociais

Ao continuar navegando, você concorda com as condições de Política de Privacidade. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Privacidade.